Ziraldo está falante e com movimentos recuperados, diz site

Cartunista sofreu um AVC hemorrágico e foi internado na última quarta-feira (26)

Foto: Piero Ragazzi / Agencia RBS

Após sofrer um AVC hemorrágico e ser internado na última quarta-feira (26), em estado grave, o cartunista Ziraldo deu indícios de recuperação nesta quinta (27), de acordo com informações do site UOL. Ele chegou ao hospital com parte do corpo dormente e com dificuldades de comunicação, mas acordou melhor, apesar de ainda estar em condição delicada.

Internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, o mineiro de 85 anos segue no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Segundo boletim médico divulgado nesta quinta, Ziraldo está em situação estável.

Conforme relatou André Alves Pinto, sobrinho do cartunista que acompanhou o momento do AVC, relatou ao UOL, Ziraldo recuperou a fala após tomar medicamentos já na noite de quarta. Segundo o sobrinho, o AVC foi em artérias que irrigam a região do tálamo, “algo delicado”.

– Agora ele apresenta movimentos normais no corpo todo – disse o sobrinho à publicação. – Ele acordou ativo, falante, nervoso, querendo sair do hospital. Aquele temperamento dele voltou todo, a ponto de bala. Mas a situação é muito delicada, porque ele precisa de repouso. As notícias são bastante alentadoras. Diante do quadro atual, a esperança é de que ele se recupere totalmente, ou tanto quanto um senhor de 85 anos pode se recuperar. A questão agora é ele se acalmar e repousar – assegurou.

Zélio Alves Pinto, irmão de Ziraldo, corroborou com o quadro descrito por André ao site:

– Ele passou bem a noite e está em processo de recuperação. A informação que recebi é de que a pior parte ele já atravessou. Agora ele tem que ser “relax”, deixar o processo de recuperação acontecer. Se Deus quiser ele vai se recuperar bem, mas ainda deve ter um período de observação.

Em 2013, o também jornalista também sofreu um infarto leve quando estava em Frankfurt, na Alemanha. Na época, ele foi submetido a um cateterismo.

Anunciado como escritor homenageado da 33ª Feira do Livro de Canoas, em 2017, o desenhista cancelou sua participação e não veio ao Rio Grande do Sul. Ele teve um leve problema de saúde e, por recomendações médicas, não veio para o evento.

Leia o último boletim médico divulgado do Hospital Pró-Cardíaco:

O Hospital Pró-Cardíaco informa que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde da última quarta-feira (26/9), com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e segue estável.

Leia também:

“Força, Ziraldo”: famosos enviam mensagens a cartunista após internação